NOTÍCIAS
Colombo vai vender livros
Nova operação da rede de 345 lojas será executada somente pela internet
Com 50 anos de história no varejo de eletrodomésticos e móveis, a Lojas Colombo prepara a entrada em um novo segmento. Até o final do semestre, deve iniciar a operação de venda de livros, restrita ao site da empresa na internet.
Segundo o diretor de marketing da companhia, Thiago Baisch, a loja virtual deve iniciar a operação com 50 mil títulos. A iniciativa tem objetivo de atender características do consumidor que faz compras pela internet, que demanda uma ampla variedade de oferta de produtos.
Novata no segmento, a empresa aposta na rede de distribuição de lojas como trunfo na disputa dos consumidores com grandes livrarias online. A ideia é oferecer a possibilidade de comprar publicações sem pagar frete, com a retirada dos exemplares em uma filial da rede.
– Vamos experimentar essa operação. Se funcionar, podemos ir para produtos como perfumes ou vinhos – revela Baisch, lembrando que a empresa já oferece algumas linhas de produtos apenas na loja online.
A criação da livraria viria no ano em que a empresa projeta crescimento de 15% sobre o faturamento de R$ 1,3 bilhão registrado no ano passado, quando as vendas subiram 10%. A aceleração é atribuída, em especial, a uma maior confiança dos consumidores na economia neste ano.
– Em 2009, o consumidor tinha dinheiro, mas estava postergando suas compras – afirma Baisch.
Com 345 lojas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais, a rede deve abrir entre 10 e 15 filiais neste ano, com investimento médio de R$ 2 milhões em cada unidade. A maioria no mercado paulista.
No Estado, devem ser aplicados entre R$ 8 milhões e R$ 10 milhões na reforma de lojas já existentes em Porto Alegre e em cidades como Pelotas, Santa Maria e Uruguaiana.
JOÃO GUEDES p/ Zero Hora