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CRÔNICA

 

OS TALENTOS NA SALA DE AULA

por Iná Sanzi Souza - pedagoga

 

Podemos considerar o professor e o aluno como sendo os protagonistas principais do processo de aprendizagem.

A riqueza que encontramos numa sala de aula, se olharmos cada momento da ação destes protagonistas como oportunidade e possibilidade para aprender, pode se transformar na descoberta de talentos inimagináveis.

A história de cada um dos protagonistas é uma grande riqueza para a construção do saber, dentro do contexto escolar.

Paulo Freire afirmou que a leitura do mundo precede a leitura da palavra escrita. A leitura do mundo é contínua ao longo da vida, é ampla, é única e se modifica constantemente. Com esta leitura cada um constrói a sua história. História que não pode ser menosprezada, deve ser valorizada e respeitada. História que vai se transformando, na medida em que movimentamo-nos nos diferentes espaços.

Temos na sala de aula a história do professor e a do aluno. Temos a leitura de mundo do professor e a do aluno. É justamente esta diversidade que faz a grande diferença!

Os talentos surgem, muitas vezes, quando fomentados, motivados, provocados, incentivados. Eles precisam de espaço! Precisam ser descobertos, às vezes. O professor necessita ter talento para descobrir os talentos no seu aluno.

Mas não é o olhar de quem está ali com o intuito apenas de informar e transmitir conhecimentos que vai fazer com que isto aconteça: é o olhar com talento que pode perceber outro talento. Este olhar é de quem concebe e acredita que o ato da construção da aprendizagem acontece por meio de oportunidades, atiçando a curiosidade, dialogando, indagando, trocando, compartilhando, interagindo, descobrindo, fazendo e refazendo, criando e recriando. Este pode ser considerado um olhar com talento. Para ser professor é necessário ter talento.

O olhar com talento do professor unido ao seu saber e aliado ao saber do aluno faz da aprendizagem um ato de grande beleza. Professor e aluno: façam da sala de aula um espaço possível para a descoberta de talentos. Façam do ato de ensinar e do ato de aprender uma possibilidade para a descoberta de talentos. Professor e aluno: entrelacem e mostrem os seus talentos.

 Descubram-se!

 

(fonte: Zero Hora online)

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